Selenium IDE, um exemplo de uso

Selenium IDEOlá pessoal,

Dando continuidade ao post Introdução ao Selenium IDE, nessa semana iremos trabalhar em um exemplo prático de utilização do Selenium IDE.

Aproveitando, vale aqui ressaltar que para que esse plugin funcione é necessário utilizar o Firefox na versão 54.x, pois conforme o link abaixo, na versão 55.x ou superior o plugin não está mais funcionando.

https://github.com/SeleniumHQ/selenium/issues/4406

Para isso, vamos usar a ferramenta de busca de CEP do site dos correios. Dessa forma, criaremos uma suíte de teste com os dois casos abaixo:

Caso 01 – Encontrar uma rua a partir de um CEP válido

Passos do nosso teste:

1. Carregar o site dos correios;

2. Verificar se o link para a ferramenta de CEP está presente;

3. Entrar com um CEP válido e verificar se é retornado o endereço correto;

Caso 02 – Encontrar um CEP a partir de um endereço válido

Passos do nosso teste:

1. Carregar o site dos correios;

2. Verificar se o link para a ferramenta de CEP está presente;

3. Entrar com um endereço válido e verificar se é retornado o CEP correto;

Neste exemplo, iremos utilizar o endereço do estádio do Maracanã no Rio de Janeiro: Avenida Presidente Castelo Branco - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ – CEP 20271-130.

Gravando o primeiro caso de teste

Para iniciar a gravação, clique então na caixa de endereço do Firefox e digite o endereço dos correios: http://www.buscacep.correios.com.br. Feito isso, marque o texto “Busca CEP - Endereço” logo acima da caixa usada para entrar o endereço ou CEP. Clique na seleção com o botão direito do mouse.

Depois disso, clique nas opções a seguir:

1. WaitForText;

2. AssertText;

Ao selecionar essas duas opções, estamos dizendo para nosso teste que, primeiro, espere que o título “Busca CEP – Endereço” seja carregado em tela e depois verifica que a informação carregada é efetivamente o que se espera.

Selenium IDE - Busca CEP

Voltando ao Selenium IDE, seu script deverá estar como o exemplo abaixo:

Selenium IDE - Busca CEP

Nesse ponto, já é possível executar o teste para saber se ele funciona. Clique em Selenium IDE Run  na toolbar para ver o teste ser executado. Neste caso, apenas veremos a página ser carregada e as duas linhas com assert em verde, indicando que os testes resultaram positivos.

Selenium IDE - Busca CEP - Executado

Agora, vamos prosseguir com a gravação de nosso primeiro caso de teste, digitando o CEP 20271-130 que corresponde ao endereço que estamos buscando. Para isso, clique no botão de gravar novamente, clique na caixa de entrada do texto e digite “20271-130”. Por fim, clique em Buscar. Observe que novos comandos foram gravados no Selenium IDE.

Selenium IDE - Busca CEP - Final

Pronto, seu primeiro caso de teste já está pronto. Clique no botão de gravar para interromper o teste e salve a sequência. Dê o nome de busca-por-cep.

Agora para gravar o segundo caso de teste, basta repetir o processo informando o endereço desejado ao invés do CEP e verificar o novo resultado obtido. Mas isso deixo para vocês praticarem.

Na próxima semana começaremos a falar sobre o Selenium Web Driver.

Até lá.

2 thoughts on “Selenium IDE, um exemplo de uso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *